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24 de Abril de 2024

Fazer mais com menos

Como os escritórios em ascensão podem driblar a crise

Publicado por Camila Lima
há 9 anos

Fazer mais com menos

“Fazer mais com menos” é o lema da empresária Luíza Helena Trajano do Maganize Luíza para enfrentar a crise. Então, vemos que o empresariado está se unindo contra a crise e buscando soluções alternativas.

Enquanto isso, advogados, colegas de profissão, estão preocupados e me perguntam: “vocês estão fazendo alguma mudança radical lá no escritório?”.

Se a mudança será radical, isso dependerá de cada gestão feita nos escritórios, mas certo é que mudança é a palavra de ordem. Ora! Somos advogados e empreendedores – pois gerimos um negócio que é nosso escritório – e como todo empreendedor, corremos os mesmos riscos. Mesmo assim, ainda podemos ver o copo meio cheio.

Diante do cenário atual de crise, temos as grandes bancas e os escritórios de médio porte, que já possuem know how para enfrentar o tema, e os pequenos escritórios, aqueles em ascensão, que ainda aprendem técnicas de boa gestão. Como nosso objetivo é oferecer conteúdo relevante em prol da valorização do advogado e da advocacia, compartilhamos nossas soluções para driblar a crise, fazendo mais com menos.

#1 Revisar contratos de honorários para evitar evasão. É imperioso ceder um pouquinho (e sem espernear) neste momento de crise na economia. Vale alterar data de pagamento, estender algum prazo, diminuir valores, mas sem prejudicar a própria estabilidade do escritório, ou revisar os serviços adequando ao novo quadro. A regra é demonstrar ao cliente que ele é importante, que o advogado prima pelo relacionamento, e não só a receita que ele traz para o escritório e que entende o momento de incerteza que todos estão vivendo.

#2 Ampliar áreas de atuação. Criar novos departamentos oferecendo serviços especializados em áreas que estarão em ascensão devido à crise econômica. Empresas de todo porte econômico estarão revisando suas contas assim como nós, advogados, faremos nossa parte também. Neste quadro, reclamações trabalhistas aumentarão, revisões de contrato vão requerer advogados especialistas e por aí vai. Se você não tiver condições de ampliar o quadro, agora é hora de considerar as parcerias, seja com outros colegas de profissão ou com outra banca de advogados.

#3 Manter a qualidade do serviço. Dá pra negociar os honorários, a forma de faturamento e a remanejar serviços, mas não dá pra relaxar na qualidade. Com a concorrência andando ao lado como sombra, talvez seja momento de não apenas manter a atendente como revisar a forma do atendimento aplicando as melhores práticas de atendimento personalizado. Pedir para ligar mais tarde? Nem sonhando... Anote o recado, adiante o assunto, se possível, retorne o quanto antes e já tendo conhecimento do motivo da ligação do cliente. Passar vários e-mails a cada lembrança de uma orientação nova é contraproducente. Sendo assim, escreva o e-mail e aguarde um pouco antes de enviar para ter certeza de que nada ficou esquecido.

#4 Manter ações de publicidade. Lembrem-se: quem aparece mais, é mais lembrado. Se vai comparecer a um evento importante, divulgue. Se escreveu um artigo, divulgue. Se uma área nova de atuação no escritório foi implementada, divulgue. Todas as ações positivas que levem informação e conteúdo relevantes ao público podem e devem, adequadamente, receber a devida publicidade. Cortar do orçamento as ações com marketing não é aconselhável. O que pode ser feito é diminuir a fatia do orçamento destinada à publicidade, com algum material de papelaria, mas dando sempre prioridade ao site e ao cartão de visita.

#5 Reduzir ou cortar despesas desnecessárias para enfrentar as despesas extraordinárias. Vale repensar valores dispensados na compra de material de papelaria, material que abastece a cozinha, escolher entre manter os próprios materiais de informática ou alugar (dependendo da escala e fluxo de trabalho dos equipamentos), reciclar o que puder, vender para lojas que compram materiais usados aqueles que estão encostados, participar de programas de incentivo de ações sustentáveis e, claro, otimizar uso da água e da energia.

#6 Utilizar recursos tecnológicos para resolver rapidamente uma dúvida do cliente ou para otimizar tarefas diárias do escritório. Esta é uma forma de gestão interna de processo que por ser mais organizada, otimiza o tempo e evita retrabalhos, como por exemplo, perder tempo em busca de um documento que está em arquivo errado, não encontrar dados de clientes em um sistema não centralizado etc. Uso de software jurídico, video conferência, automação de andamentos e publicações, enfim, existem serviços gratuitos fornecidos pela Ordem e outros com custo acessível aos pequenos escritórios. Tempo é dinheiro! Certo?

“Um dia a coisa vai melhorar...” não pertence mais ao quadro deste escritório!

Sucesso nos negócios!


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